Tirei minha habilitação e vou dirigir. E agora?
18/10/2021CNH: o documento que abre portas para diversas profissões
10/11/2021Documento pra lá, taxa pra cá, comprovante disso, cópia daquilo… calma. Estar com sua habilitação em dia é mais simples do que parece, e nós estamos aqui para te explicar. Afinal, realmente existem caminhos e condições distintas dependendo do tipo de documento que você precisa retirar.
Por isso, elaboramos as diferenças entre quatro dos principais processos que motoristas de todo o país têm em relação a documentação. Siga a leitura e aproveite.
Primeira habilitação
O procedimento para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é composto por seis etapas que podem deixar dúvidas nos aspirantes a condutor. Por essa razão, listamos os passos para tirar a CNH e esclarecemos pré-requisitos, prazos, taxas e exames necessários para a conquista da Permissão para Dirigir (PPD).
Para tirar a CNH, o candidato precisa cumprir alguns pré-requisitos. São eles:
- Ser penalmente imputável (ter 18 anos completos);
- Saber ler e escrever;
- Possuir documento de identidade ou equivalente;
- Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Possuir comprovante de residência.
Vale lembrar que para conseguir a primeira habilitação são necessárias as aprovações nos exames psicológico, de aptidão física e mental, conhecimentos em legislação de trânsito e prático de direção veicular.
CNH definitiva
Ao final do período de 12 meses com sua PPD, se você não cometeu nenhuma infração grave ou gravíssima, nem cometeu uma infração média duas vezes, poderá solicitar sua CNH definitiva.
Para isso, basta se dirigir até o Detran em que sua PPD foi registrada. Para emitir a CNH definitiva, você deverá pagar uma taxa que varia de acordo com cada estado brasileiro. Ela será entregue em seu endereço em um prazo estipulado após ter dado entrada no processo.
Depois que sua CNH provisória tiver passado da data de vencimento, você ainda poderá circular por 30 dias, que é o período em que sua CNH definitiva deverá ser entregue a você.
Renovação de CNH
De acordo com a nova Lei de Trânsito, o exame de aptidão física e mental, a ser realizado no local de residência ou domicílio do examinado, será preliminar e renovável com a seguinte periodicidade:
- a cada 10 anos, para condutores com idade inferior a 50 anos;
- a cada 5 anos, para condutores com idade igual ou superior a 50 (cinquenta) anos e inferior a 70 anos;
- a cada 3 anos, para condutores com idade igual ou superior a 70 anos.
Para solicitar a renovação de CNH, o condutor deve entrar em contato com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
CNH digital
A Carteira Nacional de Habilitação eletrônica (CNH-e) pode ser feita por qualquer condutor que esteja com o cadastro atualizado no banco de dados do departamento de trânsito do seu estado.
O processo é simples. Se a sua CNH foi emitida depois de maio de 2017, ela já tem o QR Code necessário. E você nem precisa ir ao Detran para pedir a versão digital. Basta baixar o aplicativo e seguir as instruções.
A CNH Digital pode ser acessada pelo aplicativo até sem internet, mesmo off-line. Ela é válida tanto em blitz como identificação em órgãos públicos, até mesmo nos embarques aéreos domésticos.
Quer uma boa notícia? Você pode solicitar todos estes documentos no CFC Ativa, agendando o atendimento pelo site, com toda comodidade e conforto, como é o caso da renovação de CNH. Acesse cfcativa.com.br, saiba mais sobre os serviços e conheça nossa loja na Rua dos Andradas, 1909, em Santa Maria, RS.