O que seria, para quem é e como é feito?
A Junta Médica Especial realiza exames de pessoas que possuem deficiência física e que estejam em algum serviço de habilitação (Primeira Habilitação, Renovação de Exames, Mudança de Categoria, etc.).
Composta por três médicos especialistas em Medicina de Tráfego, a Junta Médica Especial tem o objetivo de avaliar pessoas em serviços de habilitação que possuam deficiência física grave ou moderada em um ou mais membros do corpo utilizados na direção veicular. A Junta verifica as condições da pessoa para operar os comandos de dirigibilidade de veículos, e se há necessidade de compensar determinada deficiência física com o uso de adaptações veiculares.
Quando o médico do CFC verifica que o candidato possui restrição severa na mobilidade de um ou mais membros utilizados na direção veicular, é feito o encaminhamento para exame na Junta Médica Especial.
Para ser atendido, o candidato encaminhado para exame na Junta deve solicitar o agendamento no CFC em que está sendo realizado. A disponibilidade de vagas e cidades que serão feitos os atendimentos é definida pelo Detran/RS e no dia 20 são abertos os agendamentos para o mês seguinte.